Quando procurar um psicopedagogo?
- larissamagri18
- 19 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2021
Seu filho apresenta dificuldades na escola? Já está no segundo ano do ensino fundamental e ainda não está alfabetizado? Apresenta sinais de desanimo em relação à escola e aos estudos? As professoras questionam que ele é inquieto e não aprende, ou que é atento e mesmo assim não consegue aprender? Há suspeitas de algum distúrbio de aprendizagem?
Todos esses indícios servem de ponto de partida para a procura por um profissional da psicopedagogia.
Desde nosso nascimento, estamos expostos a diversas possibilidades de aprendizagem. A psicopedagogia tem como objetivo entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.
Desse modo, o papel do psicopedagogo é compreender como assimilamos os novos aprendizados, tendo a oportunidade de identificar problemas, que vão de dificuldades a transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino, garantindo que os conteúdos sejam realmente aprendidos.
Também cabe ao psicopedagogo decifrar a origem da dificuldade apresentada, seja ela mental, social, física ou emocional. Além disso, pode atuar com ações preventivas no acompanhamento de seus alunos/pacientes.
Acima de tudo, o psicopedagogo sabe que TODOS PODEM APRENDER!

Comments